sexta-feira, 10 de junho de 2016

Que alimento pode "substituir" o feijão em nossa refeição?

Com o preço do feijão em alta, para algumas pessoas a solução é escolher outros alimentos que possa substituí-lo.

Mas que tipo de alimento pode substituir feijão que é tão rico em proteínas, carboidratos e ferro? Separamos alguns que são considerados uma boa opção. 




O feijão é um alimento composto de carboidratos (60-65% de sua composição), proteínas (16-33%) e fibras (3-7%). Ele é fonte das vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6), de ácido fólico, de ferro, fósforo e magnésio.
Ele é um alimento importante de ser ingerido diariamente porque a sua composição nutricional é muito completa. O carboidrato oferece energia para as atividades diárias. A proteína, apesar de ter um baixo valor biológico e ser menos utilizada do que proteínas de fontes animais, é importante para a formação de músculos e tecidos corporais (unhas, cabelo, pele).
As fibras ajudam no funcionamento intestinal. As vitaminas do complexo B e o ácido fólico são essenciais para processos metabólicos (metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos). O ferro é importante no transporte de oxigênio no organismo e no sistema imune. O fósforo é um mineral importante para formação de ossos e dentes. E o magnésio participa de processos metabólicos e desempenha um importante papel na transmissão e atividade neuromuscular.
Ficar sem comer feijão não acarretará problemas se este for substituído por outros alimentos fonte de vitaminas e minerais que ele contem. O feijão faz parte da família das leguminosas, desta forma, outros alimentos desta podem substituí-lo. Veja a lista de alguns alimentos que podem substituir o feijão:
GRÃO DE BICO
É um alimento composto de carboidratos, proteínas e fibras. Ele é fonte das vitaminas do complexo B, de ácido fólico, de ferro, fósforo e potássio.
Ele deve ser consumido na sua forma cozida, e normalmente é servido em forma de saladas. Não há contra-indicação para indivíduos saudáveis (em caso de patologias com necessidade de dieta específica é aconselhável procurar um nutricionista).
Além disso, o grão-de-bico é um alimento que pode ser vendido seco ou enlatado. A variedade seca pode ser comprada em embalagem com um peso determinado ou a granel. Certifique-se que a embalagem esteja intacta e os grãos estejam inteiros com um tamanho e coloração uniforme e que não apresentem manchas escuras ou umidade na superfície. Quando conservados em local fresco, seco e protegido da luz podem ser conservados por bastante tempo.
Na compra de grão-de-bico enlatado, deverá ter em atenção se a lata não está danificada e não apresenta ferrugem, o conteúdo não deverá apresentar manchas, bolores ou um odor demasiado intenso. O grão-de-bico é um alimento semelhante ao feijão, não tendo nenhuma característica que o torne melhor que este.

ERVILHA
É fonte de vitamina B1, e moderadamente rica em ferro, potássio e cálcio. Ela tem melhor digestão se for consumida bem cozida e sem a pele. As preparações com este grão são grandes: sopas, saladas, risotos. Não há contraindicação para indivíduos saudáveis.

SOJA
É o alimento vegetal fonte de proteína de ótima qualidade, por isso é considerada uma possibilidade de substituição da carne. É composta também de carboidratos, fibras e é fonte de vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, magnésio, potássio e iodo. Normalmente consumido em forma de salada, ou preparações substitutas da carne, como quibes, almôndegas e hambúrgueres.

LENTILHA
Alimento fonte de proteínas e carboidratos. Fonte de vitaminas do complexo B, ácido fólico, potássio, fósforo, cobre, ferro e magnésio. Normalmente usado com o arroz no lugar do feijão, pois juntos oferecem uma ótima oferta de nutrientes. Também pode ser consumido como sopa.



FAVA
Mais calórico que os demais. Também é fonte de proteína, carboidratos, fibras e fonte de ferro, magnésio, potássio, zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes. A fava é muito apreciada nos bares e restaurantes paraibanos, como acompanhamento (famoso \"petisco\").



TREMOÇO
Três vezes mais rico que o leite de vaca em proteínas. Fonte de cálcio, fósforo, vitamina E, vitaminas do complexo B, ferro e ômega 3 e 6. Assim como a soja, é uma ótima opção de substituição de carne para os vegetarianos por ter uma proteína de ótimo valor biológico.



Nenhum comentário: